sábado, 7 de março de 2009

Gestores terão acesso a informações da folha em Portal do Gestor


06/03/2009 18:44


Ferramenta idealizada pela equipe da Secretaria de Estado da Gestão Pública vai conferir celeridade ao repasse de informações sobre a folha de pagamento

Clau Soares

A Secretaria de Estado da Gestão Pública apresentou nesta sexta-feira (06) o Portal do Gestor aos representantes dos setores financeiros das secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual. O assessor especial Fábio Lenine mostrou aos participantes como o sistema funciona e como pode auxiliar os secretários estaduais e diretores de órgãos a gerenciar virtualmente a folha de pagamento.


Transparência e avanços no gerenciamento da folha de pagamento. Estes são os princípios que norteiam o Portal do Gestor, uma ferramenta digital que permite a visualização de dados financeiros da folha de pagamento por gestores estaduais, no caso, secretários e dirigentes de órgãos da administração pública estadual. A ferramenta ficará disponível no portal da Gestão Pública e o acesso aos relatórios resumidos será através de usuário e senha.

O superintendente de Modernização, Artur Rogério Ferreira, alerta que os gestores não poderão fazer alterações nos relatórios por meio do Portal. Porém, a detecção de falhas em valores financeiros será imediata, permitindo uma correção rápida de erros. “Nesses casos, o gestor deve abrir um processo e enviar à Gestão Pública para sanar a incorreção”, orienta Ferreira.

“O objetivo é que o gestor tenha acesso ao custo da folha do órgão que dirige e possa melhorar a gerência. Vamos economizar tempo e manter a transparência”, esclarece Artur Ferreira. O Portal do Gestor também vai facilitar o trabalho da Secretaria de Estado da Fazenda que terá como conferir de imediato os relatórios gerados pelo sistema da folha de pagamento, e repassar as informações para os órgãos no dia seguinte a geração da folha. “Antes esse processo demorava de 10 a 20 dias”, explicou o superintendente.

O secretário de Estado da Gestão Pública, Guilherme Lima, aponta como um avanço para a administração pública a implantação do Portal do Gestor. “Estamos em um período no qual a gestão pública precisa avançar seja nos trâmites internos ou externos. Com essa ferramenta, o gestor não terá que esperar a confecção e envio dos relatórios para saber o quanto sua pasta está gastando com folha, basta acessar o Portal e ver tudo on-line”, explica.

O portal disponibiliza informações históricas de todas as folhas de pagamento mensais e suplementares desde o ano de 2005.

Maceió, 06 de março de 2009.

Nenhum comentário: