quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Memória de Bom Consolo


Caros leitores,

Como havia prometido, comentarei e explicarei o motivo de todos os termos e pensamentos aqui expostos. E como primeiro dever de casa, nada melhor para começar do que pela origem do título do nosso Blog.

Para esse trabalho utilizo as palavras de um parente distante, mas pelo seu orgulho de ser Brasiliano se faz bastante presente em meus pensamentos todas as vezes que lembro a história e a gênese da minha família.

O Tenente Brasiliano.

Desembarcou em Pão de Açúcar, vindo da Bahia e não trazia em seu nome familiar o Brasiliano, adotou-o depois de fixar-se em Santana do Ipanema. Pois os amigos, admirando sua bravura e coragem de entrincheirar-se no mato, resolveram chamá-lo de Brasa, surgiu então o BRASILIANO.

ANTÔNIO BRASILIANO SOARES DE MELLO, filho de Maria Luiza Soares de Mello e Manuel de Mello Jr. (Português). Não existem registros reais sobre suas origens, apenas verificou-se que o Tenente não era da região: veio de Salvador com o título de Cel. da Guarda Nacional, o que se comprovava, não só pela patente que exibia e o fardamento galante com distintivos e medalhas de honras, como também pelas regalias que gozava em suas viagens à Capital: os mantimentos recebidos, armazenados, louças em porcelana e uma guarda de dez “cabras” fortemente armados.
...” (sic.)

In Memória de Bom Consolo, por Mendonça, Adelson Vieira de. Pág. 31.

Nenhum comentário: